Podemos classificar em dois grupos fundações diretas/rasas e fundações indiretas e profundas.
Fundações diretas ou rasas: Quando a carga estrutural atinge diretamente o solo a fundação recebe o nome de Fundação Direta. Também é conhecida como fundação rasa, visto que sua profundidade não ultrapassa a profundidade de 3 metros.
Para a execução desse tipo de fundação são utilizados radiers, sapatas, blocos e alicerces. Fundações desse tipo são mais superficiais, ou seja, pequenas escavações no solo. Em sua execução não são necessários grandes equipamentos.
Dentro das fundações diretas ou rasas podemos subdividir da seguinte forma:
- Sapata corrida ou continua
Simples ou Armada
- Sapata isolada
Simples ou Armada
- Radier
Rígidos ou Flexíveis
Fundações indiretas ou profundas: São indicadas para atender a necessidade de suporta a uma maior carga do projeta da obra. Estacas e tubulões são as técnicas utilizadas para executar uma fundação indireta ou profunda. Normalmente possui mais de 6 metros de profundidade ou pelo menos mais de 3 metros, o que diferencia das fundações diretas e rasas. Este tipo de fundação é utilizada em grandes obras.
Dentro das fundações indiretas e profundas podemos subdividir da seguinte forma:
- Estacas
De Concreto, pré-moldada mega ou de reação, pré-moldada vibradas, pré-moldada centrífugas, pré-moldada protendida.
De Concreto, molada in loco, sem camisa (escavadas, brocas, raiz)
De Concreto, molada in loco, com camisa perdidas (Monotube e Raynond)
De Concreto, molada in loco, com camisa recuperadas (Strauss, Simples, Duplex e Franki)
De Madeira
- Tubulões
Céu Aberto (Tipo poço, tipo chicago e tipo gow)
Pneumático Ar comprimido ( Tipo Benoto e Tipo Anel de Concreto)
Uma fundação rasa ou direta tem como característica a abertura de cavas de fundação, para poder construir o elemento da fundação no fundo. Além disso a carga é distribuída do pilar para o solo de uma forma capaz de suportar a edificação.
Já na fundação indireta e profunda não tem grande capacidade de suporte na base, mas sua grande capacidade de carga se dá devido ao atrito lateral do corpo do elemento de fundação com o solo. Diferente da fundação rasa ou direta a fundação profunda geralmente dispensa a abertura de cavas de fundação.