SERVIÇOS

HOME / SERVIÇOS

Estacão com Lama

Estacões Escavados

Estacões escavados são estacas de grande diâmetro moldadas “in loco” e que possuem perfuração mecânica à rotação, podendo ou não fazer o uso de fluído como lama bentonítica. O uso destas estacas tem ficado mais comum devido a sua facilidade e rápida execução e pela adaptabilidade a diversos tipos de terreno. Além disso, possui grande mobilidade e produção dos equipamentos, permite amostragem do solo escavado e atinge grandes profundidades.

Assim, as grandes vantagens do uso da estaca escavada é sua maior produtividade; o reaproveitamento da terra escavada; não agride edificações vizinhas por não causar abalos; não provoca vibrações no solo - pois é feita a partir de equipamento com rotações; dá a possibilidade de verificação do solo escavado e não depende de energia elétrica para o equipamento.

Com a escavação das estacas, você terá acesso ao conhecimento imediato e real de todas as camadas e a possibilidade de uma avaliação mais eficiente da capacidade de carga da estaca. É preciso destacar, que elas possuem condições de resistir a cargas elevadas e o dimensionamento por parte do projetista deverá sempre ter como base laudos de sondagens do local da obra.

A colocação dos arranques dos pilares e a confecção de blocos de capeamento são muito mais simples é ideal para otimizar o cronograma geral da obra.

Esses equipamentos podem ser usados perto de pessoas e de residências, uma vez que não possuem vibração e mesmo assim atingem profundidades muito grandes, porém até o leito rochoso. Elas se caracterizam por serem moldadas após a escavação do solo.

Mecanicamente, são empregados guinchos, tração e haste de perfuração hidráulica, e o avanço é feito através de prolongamento telescópico.

As estacas escavadas de grande diâmetro podem ser executadas mesmo com a presença de lâmina d’água - frequente em obras marítimas e na construção de pontes. Nesse caso, os equipamentos são montados em plataforma flutuante - barcaças de convés chato.

O método utilizado pelas estacas escavadas é o método executivo: uma vez instalado e nivelado, a ponta do trado é posicionada sobre o piquete de locação e é iniciada a perfuração. Dessa forma, o trado ou caçamba de perfuração é automaticamente esvaziado através da força centrífuga ou por abertura da base respectivamente. Assim, esta operação é repetida várias vezes até se atingir a cota final - que já foi estabelecida em projeto. Depois, é colocada a armadura e a concretagem da estaca.

O concreto, para ser realmente eficaz, necessita ter características específicas, satisfazendo as seguintes exigências: abatimento ou “Slump Test” = 20 ± 2 cm;  fck = 20 MPa; e consumo de cimento não inferior a 400 kg/m³.

A concretagem, seguindo essas especificações, apresenta resultados seguros, rápidos e eficazes.